3 de jul. de 2009

Fetraconspar na luta pela saúde e segurança do trabalhador

Texto: Mario Fragoso – MTE-2582

Da esq.: JORGE MORAES (Secretário de Saúde, Segurança e Previdência Social da FETRACONSPAR), BRUNO BILBAO ADAD (Engenheiro de Segurança do Trabalho - SENAI), DR. JOÃO ZAIONS (Promotor do Ministério Público Estadual), REINALDIM BARBOZA PEREIRA (Secretário Geral da FETRACONSPAR), DENILSON PESTANA DA COSTA (Secretário de Finanças da FETRACONSPAR), SIRLEI CÉSAR DE OLIVERA (Secretário de Formação Sindical da FETRACONSPAR) e ENG.º ROBERTO GUBERT ROCHA (SINDUSCON/ SECONCI).

Esse é o lema da campanha deflagrada hoje pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná (Fetraconspar), a partir da realização de um Seminário com a participação de 56 dirigentes sindicais de todo o Estado.

A partir de amanhã e até o dia 31 de julho, os dirigentes de 33 sindicatos da base percorrerão os locais de trabalho e entregarão a cada empresa um kit com 12 cartazes formato A3, os quais chamam a atenção dos trabalhadores sobre os riscos de acidentes nas fábricas e canteiros de obras.

Os trabalhadores das empresas visitadas receberão dos dirigentes sindicais um exemplar do jornal Salva-Vidas, o qual destaca a importância da saúde e da segurança dos operários, mais um adesivo com a marca-símbolo da Fetraconspar e o lema da campanha.

Seminário – A solenidade de abertura da campanha, realizada no auditório da Fetraconspar, hoje pela manhã, contou com a presença do seguintes: JORGE MORAES (Secretário de Saúde, Segurança e Previdência Social da FETRACONSPAR), BRUNO BILBAO ADAD (Engenheiro de Segurança do Trabalho - SENAI), DR. JOÃO ZAIONS (Promotor do Ministério Público Estadual), REINALDIM BARBOZA PEREIRA (Secretário Geral da FETRACONSPAR), DENILSON PESTANA DA COSTA (Secretário de Finanças da FETRACONSPAR), SIRLEI CÉSAR DE OLIVERA (Secretário de Formação Sindical da FETRACONSPAR), ENG.º ROBERTO GUBERT ROCHA (SINDUSCON/ SECONCI) e ELIAS MARTINS (Superintendente Adjunto da Secretaria Regional do Trabalho - SRT/PR), além de entidades e instituições que estão ao lado da Federação na luta pela preservação da saúde e da segurança do trabalhador da Construção e do Mobiliário do Paraná.

“Nosso objetivo é que o material produzido pela Federação cheque a, no mínimo, 10 mil trabalhadores representados pela entidade”, informa o presidente da Fetraconspar Geraldo Ramthun.

Segundo ele, a campanha foi idealizada por conta do número crescente da ocorrência de acidentes de trabalho na Construção, Madeira e Mobiliário, Olarias e Cerâmicas, Pinturas, Mármore e Granito, Artefatos de Cimento, Instalação Elétrica e Montagem Industrial.

“A partir de amanhã, os Sindicatos filiados à Fetraconspar estarão nas fábricas e canteiros de obras discutindo as condições de saúde do trabalhador, ressaltando a importância do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a adoção de Medidas de Proteção Coletivas”, explica Ramthun.

Parceiros – O promotor JOÃO ZAIONS, também destacou a preocupação do Ministério Público Estadual com o aumento do número de acidentes de trabalho e parabenizou a Fetraconspar pela relevância da Camapanha em defesa da saúde e da segurança do trabalhador.

Ele informou que o MPE está movendo ações indenizatórias em favor do trabalhador acidentado a custo zero. “O único gasto do trabalhador, nesse caso, é o vale transporte que ele utiliza para ir até o Ministério Público”, explica.

Já o Superintendente Adjunto Estadual do Trabalho, ELIAS MARTINS, ressaltou o histórico de lutas da Fetraconspar “que tem como preocupação cotidiana, notadamente da parte do presidente Geraldo Ramthun, a saúde e a segurança do trabalhador.”

O Superintendente destacou o Projeto Boas Práticas desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o qual registra e monitora empresas que adotem ações preventivas de segurança e preservação da saúde do trabalhador.

“O Boas Práticas registra e monitora as empresas e, após um ano, confere um Certificado àquelas que cumpram as metas estabelecidas”, esclarece. MARTINS disse, também, que o MTE do Paraná está à disposição da Fetraconspar nessa luta.

Exeplar – Para o representante do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção), ENG.º ROBERTO GUBERT ROCHA, “se todas as entidadades sindicais de trabalhadores realizassem ações como a campanha deflagrada pela Fetraconspar, a situação estaria bem melhor.”

Da mesma forma avaliou, MEY ROSE DE MELLO - representante da Fundacentro, órgão ligado ao MTE e que trata da questão da saúde e da segurança do trabalhador. “Por isso, a Fundacentro está com a Fetraconspar nessa luta em favor do trabalhador”, disse.

Tarde

Ainda no período da tarde de hoje (02/07), teremos a palestra da ENGª CIVIL LENITA MARIA STANKIEWICZ (Engª Civil e de Segurança do Trabalho e Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego / Superintendência Regional do Trabalho no Paraná), seguida pelo companheiro JORGE MORAES (Secretário de Saúde, Segurança e Previdência Social da FETRACONSPAR), que abordará o tema CIPA.

Sexta-Feira (03/07)

Na parte da manhã teremos a mostra das ações realizadas pelos Sindicatos filiados em suas bases, sendo apresentado pelos companheiros:

Rainier Douglas Kaminski - SOM São José dos Pinhais;

Ilson Kondratoski - SINDIMÁRMORE;

Celso Domingues Lopes - STICM Telêmaco Borba;

Jorge Moraes - SINTRACOM Maringá.












BRUNO BILBAO ADAD (Engenheiro de Segurança do Trabalho - SENAI)





Mey Rose de Mello (FUNDACENTRO)







ENGª CIVIL LENITA MARIA STANKIEWICZ (Engª Civil e de Segurança do Trabalho e Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego / Superintendência Regional do Trabalho no Paraná















Nenhum comentário: